O Homen e o Mundo

É criando e decidindo que o homem deve participar de épocas históricas (FREIRE, 1983)

A relação do homem com o mundo beneficia o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno. Segundo Mizukami, nessa abordagem, o homem precisa do mundo e por meio de manifestações culturais ele pode adquirir conhecimento.
Fonte: http://tlc.org.br/portal/construir-o-homem-e-o-mundo/



 O jogo dessas relações do homem com o mundo e do homem com os homens, desafiando e respondendo ao desafio, alterando e criando, que não permite a imobilidade, a não ser em termos de relativa preponderância, nem das sociedades nem das culturas. E, na medida em que cria, recria e decide, vão se conformando as épocas históricas. É também criando e decidindo que o homem deve participar destas épocas. (FREIRE, 1983).


 Aprendizagem e desenvolvimento não entram em contato pela primeira vez na idade escolar, mas estão ligados entre si desde os primeiros dias de vida da criança. (VYGOTSKY, 1988)

REFERÊNCIAS:
  
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. (1983). 13.ed. Ruo de Janeiro, Paz e Terra. ( Coleção O Mundo, Hoje,v.21)

MIZUKAMI, M. da G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

MEDEIROS, L. M. B. Paulo Freire: construtor de uma Educação Transformadora (s.d). Disponível em: http://br.monografias.com/trabalhos/paulofreire/paulofreire.shtmlhttp://br.monografias.com/trabalhos/paulofreire/paulofreire.shtml. Acesso em: 10 out. 2011

VYGOTSKY, L. S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.