Características

Através do diálogo a relação educador-educando deixa de ser uma doação ou imposição, mas uma relação horizontal, eliminando as fronteiras entre os sujeitos. (Freire, 1979, p.68)

Tendo surgido logo após a Segunda Guerra Mundial a abordagem sociocultural tinha como objetivo , por iniciativa de Paulo Freire, valorizar a cultura popular induzindo democratização. MIZUKAMI (1986 p. 85)

Essa abordagem verte de 5 tendências nas quais o sujeito ganha importância: 

Neotomismo - O gênero é real. A substância primeira é o indivíduo!
Existencialismo - O homem é responsável pelo que ele é!
Humanismo - O ser com capacidade de mudança: é mais que um organismo biológico, que pensa, sente, escolhe e decide!
Fenomenologia - O indivíduo é influenciado pelo meio no qual ele vive!
Neomarxismo - O homem possui capacidade de trabalhar e desenvolver a produtividade do seu trabalho.
Fonte: http://educacaooquevocetemadizer.blogspot.com/2010/09/relacao-professoraluno-componente.html

“(...), o sujeito postulado pela psicologia histórico-cultural é produto do desenvolvimento de processos físicos e mentais, cognitivos e afetivos, internos (constituídos na história anterior do sujeito) e externos (referentes às situações sociais de desenvolvimento em que o sujeito está envolvido).” OLIVEIRA (2003, p. 19)
Disponível em: http://educacaooquevocetemadizer.blogspot.com/2010/09/relacao-professoraluno-componente.html

Fonte: http://adlcolinas.blogspot.com/2010/05/habilidades-e-copetencias-para.html

O professor procurará desmitificar e questionar com o aluno, valorizando a linguagem e cultura deste, criando condições para que cada um dos alunos analise seu contexto criando cultura. Somente através do diálogo será possível democratizar a cultura. Todas as ações de um professor são orientadas pela forma como vê o mundo, pelos objetivos que pretende atingir, pela sua concepção de educação. 
No ensino-aprendizagem há busca de superação da relação opressor oprimido.


REFERÊNCIAS:

FREIRE, Paulo. (1979). Educação como prática da liberdade. 17.ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra.

_______. Pedagogia do Oprimido. (1983). 13.ed. Ruo de Janeiro, Paz e Terra. ( Coleção O Mundo, Hoje,v.21).

MIZUKAMI, M. da G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.


Link acessado: