Ensino e aprendizagem

Professor-aluno
A relação professor-aluno é horizontal e não imposta. Para que o processo educacional seja real é necessário que o educador se torne educando e o educando se torne educador (MIZUKAMI, 1986).
A dialogicidade é a essência desta educação. Educador e educando são, portanto, sujeitos de um proccesso em que crescem juntos, porque “... Ninguém educa ninguém , ninguém se educa; os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”. (FREIRE, 1975c, p.63)

Ensino e aprendizagem
Uma situação de ensino-aprendizagem, entendida em seu sentido global, deverá procurar a superação da relação opressor-oprimido.
 A pedagogia do oprimido, segundo Paulo Freire, é aquela que tem de ser forjada com ele e não para ele, enquanto homem ou povo, na luta incessante de recuperação de sua humanidade.


A estrutura de pensar do oprimido está condicionada pela contradição vivida na situação concreta, existencial em que o oprimido se forma, resultando daí consequências tais como (Freire,1975c):
*Seu ideal é ser mais homem, mas para ele ser homem, na condição em que sempre esteve e cuja superação não lhe está clara é ser opressor.
*Atitude fatalista: o oprimido introjeta o opressor
*Atitude de autodesvalia: há em certos momentos da experiência  existencial dos oprimidos, uma irressistível atração pelo opressor, por sua maneira de viver.
*O medo da liberdade ou a submissão do oprimido: o comportamento do oprimido se situa dentro dos ditames dos opressores, manifestando por um lado falta de confiança em si mesmo e , por outro, a crença mágica no opressor.


Para Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relações entre pessoas. Ele defende a idéia de que não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós que vai se atualizando conforme o tempo passa. O desenvolvimento é pensado como um processo, onde estão presentes a maturação do organismo, o contato com a cultura produzida pela humanidade e as relações sociais que permitem a aprendizagem.


   As zonas de desenvolvimento e o papel do educador


Zona de desenvolvimento real - aquilo que a criança é capaz de fazer de forma independente.
Zona de desenvolvimento proximal - aquilo que a criança não é capaz de fazer sozinha
 Vygotsky conclui que o bom ensino não é aquele que incide sobre o que a criança já sabe ou já é capaz de fazer, mas é aquele que faz avançar o que a criança já sabe, ou seja, que a desafia para o que ela ainda não sabe ou só é capaz de fazer com a ajuda de outros.