Educação e escola

  • EDUCAÇÃO

Para que a educação seja valida é necessário que seja precedida  de uma reflexão sobre o homem assim como uma análise de vida desse homem a quem se deseja educar.
O homem é sujeito da educação, ele precisa exercer uma reflexão do que existe ao seu redor, levando para sala de aula as suas experiências, compartilhando-as com o educador e colegas, transformando em uma abordagem critica para que não ocorra uma educação pré-fabricada. (MIZUKAMI, 1986)

Pois como assinala Oliveira (1993), a ação humana, quando não incluída num sistema cultural de atividade, perde seu significado. Então toda atividade humana é dotada de significado e é permanentemente transformada pelo próprio grupo social.


                              http://mensagens.culturamix.com/vida/sabedoria-e-paciencia-na-educacao

A pedagogia social de Freire define a educação como um espaço onde se constrói o individual e o social, onde a ação social pode também fortalecer ou fazer os estudantes submissos. Freire em sua teoria pedagógica propõe que a educação seja construída sobre a ideia de um diálogo entre educador e educando, que não pode começar com o educador trazendo pronto do seu mundo, do seu saber, o seu método de ensino e o material para suas aulas baseados na sua cultura e valores. Dentro desta concepção ele propõe aulas livres onde o professor propõe problemas derivados da vida do estudante, dos aspectos sociais, de assuntos acadêmicos em um diálogo mutuamente criado.
 
Nessa abordagem educação não esta restrita a proporcionar conhecimentos. Educar é ter em atenção os ritmos, a diversidade, a ligação do indivíduo com a comunidade e, por isso, o ato de educar não deve estar confinado as instituições educativas formais. A educação deve estar vinculada à vida e comprometida com o desenvolvimento global do ser humano e com os seus diferentes ciclos de crescimento.

  • ESCOLA

Analisar a escola como espaço sociocultural significa compreendê-la na ótica da cultura,  que leva em conta a dimensão do dinamismo, do fazer-se cotidiano, levado a efeito por homens e mulheres, trabalhadores e trabalhadoras, negros e brancos, adultos e adolescentes, enfim, alunos e professores, seres humanos concretos, sujeitos sociais e históricos, presentes na história, atores na história.  Falar da escola como espaço sociocultural implica, assim, resgatar o papel dos sujeitos na trama social que a constitui, enquanto instituição. (DAIRELL, 1992)

A escola é um espaço coletivo de relações de grupo e de humanização dos indivíduos, onde o dialogo é uma ferramenta constante e importante para o crescimento do ser humano: na sala de aula, no laboratório, na sala de informática, nas relações (no pátio, na cantina, nos corredores no refeitório), nas datas comemorativas e nas saídas de campo. Nesse ambiente de total interação existe a possibilidade de debates de ideias, sentimentos, confronto de valores e visões de mundo que interferem positivamente no processo educativo. (DAIRELL, 1992)

            http://exame.abril.com.br/economia/mundo/noticias/unesco-diz-que-desigualdade-prejudica-educacao-na-a-latina


Para Paulo Freire, a educação assume carácter amplo, não restrita à escola em si e nem a um processo de educação formal. Caso a escola seja considerada, deve ser ela um local onde seja possível o crescimento mútuo, do professor e dos alunos, no processo de conscientização, o que implica uma escola diferente da que se tem atualmente, com seus currículos e prioridades.
A educação não é restrita a escola, nela a educação é formal onde deve ter um processo de conscientização e compreensão entre aluno e professor. Na escola as relações são mecânicas onde muitas vezes é difícil passar a educação formal sem ter uma transformação social. (MIZUKAMI, 1986)

A educação, portanto, ocorre nos mais diferentes espaços e situações sociais, num complexo de experiências, relações e atividades, cujos limites estão fixados pela estrutura material e simbólica da sociedade, em determinado momento histórico. Nesse campo educativo amplo, estão incluídas as instituições (família, escola, igreja etc.), assim como também o cotidiano difuso do trabalho, do bairro, do lazer etc. (DAIRELL, 1992)


DISPONÍVEL EM:

DAYRELL, Juarez T. A escola como espaço sociocultural. Disponível em: <http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/sec21/chave_artigo.asp?cod_artigo=1068> Acesso em: 05 out. 2011.


MIZUKAMI, Maria da Graça N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
RIBAS, Adriana Ferreira Paes & MOURA, Maria Lucia Seidl. Abordagem Sociocultural: Algumas Vertentes e Autores, Maringá, v. 11, n. 1, p. 129-138, jan./abr. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v11n1/v11n1a15.pdf> Acesso em: 05 out. 2011.