Referências Bibliográficas

ALMEIDA, V. S. Consciência, 2007. Disponível em: <http://valdetedesalmeida.blogspot.com/ 2007/09/ conscincia.html> . Acesso em: 9 out.
CARRARA, K. (ORG.) (2004). Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo. Avercamp.
2011
CUPOLILLO, A. V. Avaliação da Aprendizagem Escolar e o Pensamento de Paulo Freire: algumas aproximações. Práxis Educativa, Ponta Grossa, PR, v. 2, n. 1, p. 51 - 64, jan.-jun. 2007. Disponível em: < http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/304/312>. Acesso em: : 15 set. 2011.

DAYRELL, J. T. A escola como espaço sociocultural. Disponível em: <http://portalmultirio.rio.rj.gov.br/sec21/chave_artigo.asp?cod_artigo=1068> Acesso em: 05 out. 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996. – (Coleção Leitura)

_______. (1979). Educação como prática da liberdade. 17.ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra.

_______. Pedagogia do Oprimido. (1983). 13.ed. Ruo de Janeiro, Paz e Terra. ( Coleção O Mundo, Hoje,v.21).

MACHADO, A.; RODRIGUES, F.; XAVIER, C. Método Paulo Freire. Disponível em: < http://www.slideshare.net/filipe0902/trabalho-de-te>. Acesso em: 15 set. 2011.

MEDEIROS, L. M. B. Paulo Freire: construtor de uma Educação Transformadora (s.d). Disponível em: <http://br.monografias.com/trabalhos/paulofreire/paulofreire.shtmlhttp://br.monografias.com/trabalhos/paulofreire/paulofreire.shtm>l. Acesso em: 10 out. 2011.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
MOREIRA, C. A. O. Ambiente virtual interativo no ensino de ciências: uma abordagem sociocultural. São Paulo, 2009. Disponível em : <http://web.if.usp.br/cpgi/sites/default/files/Claudinei_ Ap_Oliveira_ %20 Moreira.pdf >. Acesso em: 27 out. 2011
MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: Uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. In: Investigações em Ensino de Ciências – V7(3), pp. 283-306, 2002. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/conteudo/ artigos_ teses/Ciencias/Artigos/mortimer_scott.pdf >. Acesso em: 27 out. 2011
PROJETO MEMÓRIA. Paulo Freire. Disponível em: < http://www.projetomemoria.art.br/PauloFreire/pensamento/01_pensamento_o%20metodo_paulo_freire.html>. Acesso em: 15 set. 2011.

RAMEH, L.  Método Paulo Freire: uma contribuição para a história da educação brasileira. V Colóquio Internacional Paulo Freire, Recife, set. 2005. Disponível em: <http://www.paulofreire.org.br/pdf/comunicacoes_orais/M%C3%89TODO%20PAULO%20FREIRE-%20UMA%20CONTRIBUI%C3%87%C3%83O%20PARA%20A%20HIST%C3%93RIA%20DA%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20BRASILEIRA.pdf>. Acesso em: 15 set. 2011.
RIBAS, A. F. P. & MOURA, M. L. S. Abordagem Sociocultural: Algumas Vertentes e Autores, Maringá, v. 11, n. 1, p. 129-138, jan./abr. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/v11n1/v11n1a15.pdf> Acesso em: 05 out. 2011.
SANTOS, J. L. O que é cultura. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984.
VIDAL, M. Conscientização. Disponível em: <http://eumatil.vilabol.uol.com.br/conscientizacao.htm> Acesso em: 9 out. 2011
VYGOTSKY, L. S. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.